Sem Adriano, Juan resolve em vitória do Roma sobre o lanterna do Italiano
Adriano não foi nem relacionado para o banco de reservas, mas o zagueiro Juan fez o papel do companheiro e resolveu a favor do Roma, neste domingo, pela 16ª rodada do Italiano. O brasileiro anotou o único gol do jogo no triunfo da equipe da capital sobre o Bari por 1 a 0 e, com o resultado, o time de Claudio Ranieri chega aos 26 pontos, mantendo-se na sexta colocação, que garante vaga na Liga Europa. Já os visitantes seguem na lanterna, com apenas 10 pontos.

Além do autor do gol, outros dois brasileiros participaram do duelo: Fabio Simplício e Doni. O goleiro, inclusive, atuou em sua primeira partida nesta temporada pelo Italiano, após entrar após o intervalo no lugar de Lobont. Titular, Julio Sérgio foi desfalque por conta de lesão.
Melhor desde o início do jogo, o Roma teve a primeira grande chance de abrir o placar com menos de 20 de minutos de jogo. Borriello sofreu pênalti, e Totti foi para a cobrança. O camisa 10, no entanto, bateu mal, rasteiro, e Gillet saltou para fazer a defesa.
Só que o esforço do goleiro do Bari durou pouco mais de 10 minutos, porque, aos 29, o brasileiro Juan tratou de deixar o Roma em vantagem no placar. Totti levantou , e o zagueiro, em posição irregular, apareceu na pequena área para desviar para o fundo da rede. O gol não desanimou o time da casa, que seguiu em busca do segundo, mas sem sucesso.
Confira a tabela completa e atualizada do Campeonato Italiano
Com Doni no lugar de Lobont, que deixou o gramado lesionado, o Roma voltou do intervalo com a mesma disposição da primeira etapa e tentou logo de cara resolver o jogo. Só que, apesar das boas chances criadas, o time da casa pecava na hora das finalizações e parava na boa atuação do arqueiro adversário.
Na metade final do segundo tempo, porém, o Roma foi diminuindo o ritmo e passou a administrar a posse de bola. Já o Bari não demonstrava forças para reagir e se limitava a fechar bem sua defesa para não sofrer o segundo. Pouco antes do apito final, Borriello ainda fez o seu, mas o árbitro anulou, alegando que o atacante do Roma dominou com o braço.
Brasileiro faz barba, cabelo e bigode em vitória do Cagliari

(Foto: Getty Images)
No mesmo horário, o atacante Nenê, que defendeu o Cruzeiro, em 2007, e o Santa Cruz, em 2006, marcou três vezes na vitória do Cagliari por 3 a 0 sobre o Catania, dentro de casa. Com o triunfo, o time do brasileiro chega aos 20 pontos e se distancia da zona de rebaixamento, enquanto os visitantes seguem com 18.
Mais cedo, o Milan venceu o Bologna por 3 a 0, com gol de Robinho e assegurou a liderança por mais uma rodada, com 36 pontos conquistos em 16 jogos no Calcio.
Confira os resultados da 16ª rodada do Campeonato Italiano:
Sábado
Palermo 3 x 1 Parma
Udinese 2 x 1 Fiorentina
Genoa 0 x 1 Napoli
Domingo
Bologna 0 x 3 Milan
Brescia 1 x 0 Sampdoria
Roma 1 x 0 Bari
Lecce 3 x 2 Chievo
Cagliari 3 x 0 Catania
Juventus x Lazio
Quarta-feira (19/01/2011)
Inter de Milão x Cesena